Educação

Alto Horizonte/GO

Mais arrecadação para melhor qualidade de vida

Em Alto Horizonte, o aumento dos recursos da mineração deve ser revertido em melhor qualidade de vida para os cidadãos. Esse é o mote da atuação dos gestores locais. “O lucro da mineração é distribuído”, contam.

Quais são as políticas de educação que garantiram a Alto Horizonte bons resultados nos indicadores educacionais?

Nós temos um programa de bolsa que ofertamos aos alunos. Há também uma parceria com o sistema S, através do IEL, em que nós ofertamos a bolsa universitária e a bolsa ao aluno do ensino médio. Isso tem nos ajudado muito na qualificação profissional. Um dos programas que fazem o diferencial na cidade é o EJA profissionalizante. É um programa voltado ao aluno que tem dificuldade, que não estudou, vai ao EJA e, no último ano, pode tirar a carteira de habilitação e a prefeitura devolve o dinheiro que ele apresenta com a carteira. As portas do mundo do trabalho se abrem.

Como é possível a juventude nas políticas públicas do município?

Há um programa da gestão que tem a proposta de concorrer com o tráfico. Fazemos parceria com as áreas de cultura e esporte. O traficante oferece a droga, nós oferecemos aulas de violão, aulas de violino, aula de canto, além de oportunidades na área de esporte. Nós temos um clube muito. Isso tudo faz um diferencial na comunidade, na vida das pessoas. Além disso, nós criamos um órgão específico para pensar as políticas públicas do município.