Paracatu está entre municípios que disputam prêmio de Municípios Mineradores

Cases de sucesso na gestão municipal quanto a recursos advindos de atividade mineradora serão divulgados em evento no dia 31 de maio, em Brasília

Minas Gerais possui 10 municípios finalistas da 2ª edição do “Prêmio Municípios Mineradores – Qualidade da governança pública em municípios com mineração”, idealizado pelo Ministério de Minas e Energia, e realizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) e pela Agenda Pública.

São 24 finalistas divulgados nessa quarta-feira (12/04), enquanto os ganhadores das oito categorias analisadas serão conhecidos em 31 de maio, em Brasília (DF), durante cerimônia no Ministério de Minas e Energia, às 14 horas. Concorrem por Minas Gerais os municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião da Vargem Alegre, Passa Tempo, Piracema, Itatiaiuçu, Sarzedo, Bela Vista de Minas, Itabira, Paracatu e Itabirito.

O Prêmio Municípios Mineradores reconhece a qualidade dos serviços prestados pelos municípios com atividades de mineração no seu território em temas como Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão; Finanças e Desenvolvimento Econômico.

Na primeira categoria, “Saúde”, os finalistas são Alto Horizonte (GO), São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) e São Sebastião da Vargem Alegre (MG). Já no tema “Educação”, são finalistas os municípios de Alto Horizonte, Barro Alto e São Gonçalo do Rio Abaixo (GO). Quanto aos indicadores de “Meio Ambiente”, as mineiras Itatiaiuçu, São Gonçalo do Rio Abaixo e Sarzedo disputarão o prêmio, enquanto na categoria “Gestão”, a disputa fica entre Bela Vista de Minas, Itabira e Paracatu, todos municípios mineiros.

Para a categoria “Proteção Social”, são finalistas Ouvidor (GO), Passa Tempo e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), enquanto na avaliação de “Finanças”, concorrem ao primeiro lugar Itatiaiuçu, Ouvidor e Sarzedo. Na categoria “Infraestrutura”, concorrem Canaã dos Carajás, Piracema e São Gonçalo do Rio Abaixo. Na oitava categoria, Canaã dos Carajás (PA), Itabirito (MG) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) disputam a categoria “Crescimento econômico”.

Na última edição do prêmio, as primeiras classificações ficaram com os municípios de Canaã dos Carajás/PA (Saúde e Infraestrutura), Alto Horizonte/GO (Educação), São Gonçalo do Rio Abaixo/MG (Proteção Social e Meio Ambiente), Itabira/MG (Gestão), Ouvidor/GO (Finanças Públicas) e Catas Altas/MG (Desenvolvimento Econômico). Os detalhes estão disponíveis no site Link.

Fonte: Paracatu News