O Prêmio Municípios Mineradores reconhece a qualidade dos serviços prestados pelos municípios com atividades de mineração
O município de Barro Alto, que faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, é um dos finalistas da segunda edição do “Prêmio Municípios Mineradores – Qualidade da governança pública em municípios com mineração”.
Os finalistas foram divulgados nesta quinta-feira (13). Os ganhadores das oito categorias serão conhecidos no dia 31 de maio, em Brasília. Haverá uma cerimônia no Ministério de Minas e Energia.
O Prêmio Municípios Mineradores reconhece a qualidade dos serviços prestados pelos municípios com atividades de mineração no seu território em temas como Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão; Finanças e Desenvolvimento Econômico.
“O setor também incentiva a implementação de programas de diversificação econômica como ferramenta de apoio para o durante e o pós-mineração”, diz o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann.
Participaram da disputa 200 municípios brasileiros que contam com atividades mineradoras, sendo 78 municípios da Região Sudeste, 47 do Centro-Oeste, 32 do Norte, 26 do Nordeste e 17 da Região Sul do país.
O município de Barro Alto, com 8,7 mil habitantes, recebeu este nome em razão de uma fazenda onde havia um viscoso e abundante solo. O IDH é considerado alto, de 0,742, com PIB per capita de R$ 12 281,76.
A economia local gira em torno da mineração de níquel. Instalada no município desde 2012, a mineradora sul-africana Anglo American tem investido para aumentar sua capacidade de produção.
Fonte: Misto Brasília